sexta-feira, 17 de agosto de 2012

RIO LARGO EM DESTAQUE

Documentário sobre Rio Largo estreia nos EUA neste sábado

Diretora Gabby Egito, que é ex-professora da Ufal, já ganhou quatro prêmios nos EUA por dois outros filmes em pouco mais de um ano


por Assessoria

O documentário "A Vida É Um Rio Selvagem", de Gabby Egito, sobre a enchente que devastou a cidade de Rio Largo em 2010, estréia nos Estados Unidos às 17 horas deste sábado (18). O filme, cujo título em inglês é "Life Is A Wild River", faz parte da programação oficial do Columbia Gorge International Film Festival, que acontece na cidade de Vancounver, no estado de Washington.

"A receptividade tem sido maravilhosa, as imagens emocionam muito, são de alcance universal", diz a diretora, que é ex-professora da Ufal e mora há dois anos em Los Angeles. "É muito gratificante estabelecer essa conexão com pessoas das mais variadas culturas através do cinema e representar nosso país internacionalmente", conta.

Dois outros filmes da diretora já ganharam prêmios nos EUA. Mês passado, o "Coisado" ("Stuffed"), já premiado e exibido em dezembro no Cine Sesi, venceu mais dois festivais em um intervalo de três dias. E, no ano passado, Gabby foi agraciada por "Sinergia" ("Synergy"). Ambos são histórias ficcionais, foram filmados em Los Angeles e são falados em inglês.

O documentário sobre Rio Largo é o primeiro filme rodado no Brasil que ela exibe nos EUA. "Tenho um carinho todo especial por esse projeto. Estive em Rio Largo por diversas vezes quando morava em Maceió e o relato de amigos sobre a devastação da cidade me comoveu profundamente”, lembra a diretora e jornalista.

Para montar o documentário em Los Angeles, Gabby contactou o cinegrafista Klismair Almeida, da KL Filmes, autor das imagens utilizadas. “Ele adorou a minha proposta e topou na hora fazer uma parceria”, conta a diretora.

Assim nasceu o documentário que Gabby define como uma lição de vida contada em três minutos através de imagens, sem diálogos. “Não é um filme sobre castástrofe, mas sim sobre superação. Ao final, um texto curto revela que cerca de 500 famílias perderam suas casas, mas no mesmo ano foram celebrados 338 casamentos e 1.135 bebês nasceram no município. Ou seja, o ser humano tem um poder extraordinário de dar a volta por cima nas maiores adversidades da vida”, aponta.

"A Vida É Um Rio Selvagem" estreiou em maio deste ano em Brasília, no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, evento originalmente criado na França como vitrine da produção audiovisual mundial de filmes de até 3 minutos, e que atualmente conta com exibições simultâneas em 15 países, dentre os quais Bélgica, China, Espanha, Hungria e Romênia.

Gabby planeja lançar ainda este ano dois outros filmes nos EUA e depois se dedica à busca de patrocínio para um curta-metragem que pretende rodar em 2013 em Alagoas com equipe internacional. Visite o site oficial da diretora e fique por dentro das novidades: Brazilian Girl in LA (www.brgirlinla.com).

Nenhum comentário:

Postar um comentário