sábado, 18 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012

Após a biometria, Maceió "perdeu" setenta mil eleitores


Depois do cadastro biométrico, número de eleitores diminuiu em Maceió

Após o cadastramento biométrico, o município de Maceió perdeu quase 70 mil eleitores. Dos 570.606 votantes registrados em dezembro do ano passado, o eleitorado da capital alagoana soma hoje 501.081 pessoas aptas a participar do pleito no próximo dia 7 de outubro. Os dados são oficiais do Tribunal Regional Eleitoral e apontam para a formação de um público mais novo e com grau de instrução mais alto.

A preocupação do judiciário alagoano, entretanto, é que as pessoas que não se recadastraram e, portanto, não estão aptas a participar do processo de escolha de prefeito e vereadores este ano, tentem votar e acabem tulmutuando as secções eleitorais. “Naturalmente o dia de votação já é atribulado, se tivermos um número grande de pessoas gerando mais conflito, tudo ficará ainda mais complicado. Por isso já estamos estudando um meio de informar ao eleitor que não será possível com o título antigo. ”, disse o juiz da 2ª zona eleitoral, Carlos Cavalcante.

“Até o dia da eleição vamos usar de todos os meios para orientar às pessoas que não adianta enfrentar filas porque só poderá votar quem fez o cadastro biométrico e tem um título de eleitor novo”, orientou o juiz.

Votação poderá ser lenta

Com o uso da biometria, as eleições de 2012 serão mais seguras, segundo garantiu o magistrado. Mas não serão mais rápidas, pelo menos neste ano, quando o sistema ainda está sendo checado e testado. “Todas as pessoas envolvidas no pleito estão sendo testadas. Mas este ano ainda teremos um pouco de demora no processo. A grande vantagem do nosso sistema de votação é a segurança. A agilidade será outra vantagem mas, mais para o futuro”, disse.

Carlos Cavalcante afirma que é natural que num processo de recadastramento haja redução do contingente populacional. “Os públicos onde registramos maiores reduções foram exatamente os que têm a opção de votar, que são os eleitores com menos de 18 anos e os com mais de 70”.

Pelos dados do TRE, os eleitores com idade entre 16 e 18 anos, os com pouca instrução e os com idade acima de 70 anos serão os mais ausentes nesta eleição.

Até dezembro de 2011, o número de idosos com idade superior a 70 anos que estavam aptos a votar era de 19.408 pessoas. Depois do cadastrastramento biométrico, esse número reduziu para 9.898, uma perda superior a 50%.

O número de eleitores que não sabem ler ou escrever também diminuiu consideravelmente. Antes do recadastramento eleitoral, 30.411 analfabetos estavam inscritos para votar. Para este ano, o número baixou para 19.104.

No geral, a redução foi considerável e o fato de ter de se recadastrar pode, de fato, ter afastado muitos eleitores do pleito deste ano. “As filas foram grandes, mas o sistema de um modo geral foi subutilizado. Muitas pessoas deixaram para ir ao Fórum Eleitoral de última hora, o que revela a falta de compromisso do cidadão com suas obrigações”, lamentou o juiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário