segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Alagoas em Destaque

Produtos alagoanos estarão na maior feira da América Latina

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e o Sebrae organizam a exposição de produtos artesanais, de algumas regiões alagoanas, para a Feira Nacional de Artesanato, em Minas Gerais, um dos maiores eventos do setor na América Latina. A feira acontece de 20 a 25 deste mês, no Expominas.
Alguns dos trabalhos escolhidos, já são reconhecidos pelo público de outros estados, como o filé, do Pontal da Barra; o redendê, de Porto Real do Colégio; os bordados boa noite, da Ilha do Ferro, e a tecelagem, da comunidade de Salgado, em Delmiro Gouveia. As artesãs da cooperativa de Cajueiro irão expor, este ano, a delicadeza de trabalhos com retalhos, um original patchowork, presente em almofadas, colcha e tapetes. Representando os mestres ceramistas e escultores, foram escolhidas as 'cabeças' de cerâmica da Dona Irinéia, de Muquém, União dos Palmares; os bancos de madeiras, do artesão Fernando Rodrigues, e as esculturas de madeiras - os ex-votos, de Aberaldo Sandes.
Negócio - O primeiro dia do evento, é reservado para os lojistas visitarem estandes, negociar e realizar pedidos. Segundo a coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro de Alagoas, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Sônia Normande, a feira recebe compradores e lojistas do Brasil e de outros países da América Latina. "A feira é muito conhecida pelo profissionalismo e pela possibilidade de realizar negócios", destaca Normande.
A Feira Nacional de Artesanato é uma realização do Instituto Centro Cape e Central Mãos de Minas, que há 17 anos expõe o que é produzido artesanalmente em todos os estados brasileiros. Segundo os organizadores, a expectativa é reunir 8 mil expositores do Brasil, América Latina, África e Europa, para um público estimado em 200 mil visitantes, entre empresários e turistas e uma movimentação de negócios de R$ 50 milhões.
Para o artesão, são várias as oportunidades de comercialização durante o evento, que conta com a presença de compradores da Europa, África, Estados Unidos e Ásia nas rodadas de negócios. A coordenadora Sônia Normande e técnicos do Sebrae acompanharão os artesãos alagoanos durante as 'rodadas', com o objetivo de oferecer suporte técnico junto aos compradores estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário