quarta-feira, 29 de agosto de 2012

RIO LARGO TEM QUE SEGUIR O EXEMPLO

TSE inicia campanha para estimular o voto em candidatos ficha limpa

16:58 - 21/08/2012

A Justiça Eleitoral deu início, nesta terça-feira (21), a campanha Voto Limpo, por meio de peças publicitárias no rádio e na televisão. As mensagens pretendem estimular os eleitores a participar do processo eleitoral e a escolher candidatos ficha limpa, ou seja, sem problemas na Justiça.

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha é composta por cinco filmes e cinco peças de divulgação para rádio. Cada peça publicitária tem 30 segundos e trata de temas relacionados à Lei Complementar 135/2010, a chamada Lei da Ficha Limpa, que vale para as eleições municipais de outubro deste ano.

Os filmes e a propaganda de rádio alertam os eleitores para a importância de pesquisar o passado dos políticos e conhecer as propostas de cada um. As mensagens da campanha incentivam a participação no pleito de eleitores de todas as idades, inclusive os que têm 16 e 17 anos e os maiores de 70 anos, para os quais o voto é facultativo.

Nas eleições anteriores, as campanhas da Justiça Eleitoral tinham início com 60 dias de antecedência. Neste ano, a campanha, de acordo com o TSE, ficará no ar nos 45 dias que antecedem o primeiro turno da eleição.

A campanha vai ao ar até o dia 4 de outubro e, nas localidades onde houver segundo turno, será retomada logo após o anúncio do resultado do primeiro turno, devendo ser encerrada no dia 26.

A decisão de exibir a campanha no mesmo período da propaganda eleitoral gratuita foi da presidenta do TSE, ministra Cármen Lúcia. A medida levou em conta uma pesquisa realizada a pedido do TSE que constatou que os eleitores tinham dificuldade em se lembrar das campanhas anteriores, que eram iniciadas 60 dias antes do pleito.

A escolha do tema Voto Limpo, de acordo com o TSE, também foi feita com base no resultado da pesquisa. O estudo apontou que a Lei da Ficha Limpa ainda é pouco conhecida pelos eleitores, apesar de ser uma lei gerada por iniciativa popular.

sábado, 18 de agosto de 2012

VIVA A POLICIA DE ALAGOAS.

Governo pede desculpas a professor que teve casa invadida por 'engano'

Teotonio Vilela ligou para Carlos Martins e disse que vai tomar providências para punir policiais

Milton Rodrigues

Foto: Adailson Calheiros

Governador Teotonio Vilela pediu desculpas por telefone

Governador Teotonio Vilela pediu desculpas por telefone

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, pediu desculpas na tarde desta quarta-feira (15) ao professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Carlos Martins. O educador teve a residência invadida por policiais após ser confundido com um criminoso de assaltos a bancos na última sexta-feira (10).

De acordo com a assessoria de comunicação, Teotonio ligou para o professor e disse que vai tomar providências quanto à punição dos policiais envolvidos. “Do ponto de vista simbólico o pedido de desculpas é importante. Ele reconheceu o erro, mas mesmo com esse pedido eu não vou recuar com as minhas acusações. Esse pedido deveria ter sido feito em público”, comenta Carlos Martins.

O professor deu entrada junto ao Ministério Público Estadual (MPE) em uma representação criminal contra o governo por danos morais. Por isso, Carlos esteve na manhã desta quarta-feira (15) na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL) para falar sobre o caso.

Ele, que é um dos criadores do Núcleo de Estudos Sobre a Violência em Alagoas, destacou que o modelo de segurança deve ser modificado. “Para mim não deve existir punição aos policiais envolvidos, pois o modus operandi da polícia de hoje é esse. Não vamos querer particularizar o problema. Isso não só aconteceu comigo. Acontece todos os dias, não é exceção, é a regra”, realça.

O caso

O professor teve a casa invadida por policiais durante a sexta-feira (10). Na ocasião ele foi algemado e teve o rosto virado para baixo, ao ser confundido com um criminoso de assalto a banco que roubou uma agência do banco Santander, localizada dentro da Faculdade Integrada Tiradentes (Fits).

“Enquanto estive prestando depoimento na delegacia, um dos policiais me falou que se não deitasse, ele me daria um tiro”, contaCarlos Martins.

Após as denúncias de truculência, Carlos Martins disse que durante dois dias se sentiu vigiado e ameaçado por uma suposta agente de endemias que fazia serviço nas proximidades de onde mora. Ela chegou a interfonar para o apartamento, mas durante a convera, não soube dizer qual seria o serviço.

ELEIÇÕES 2012

Após a biometria, Maceió "perdeu" setenta mil eleitores


Depois do cadastro biométrico, número de eleitores diminuiu em Maceió

Após o cadastramento biométrico, o município de Maceió perdeu quase 70 mil eleitores. Dos 570.606 votantes registrados em dezembro do ano passado, o eleitorado da capital alagoana soma hoje 501.081 pessoas aptas a participar do pleito no próximo dia 7 de outubro. Os dados são oficiais do Tribunal Regional Eleitoral e apontam para a formação de um público mais novo e com grau de instrução mais alto.

A preocupação do judiciário alagoano, entretanto, é que as pessoas que não se recadastraram e, portanto, não estão aptas a participar do processo de escolha de prefeito e vereadores este ano, tentem votar e acabem tulmutuando as secções eleitorais. “Naturalmente o dia de votação já é atribulado, se tivermos um número grande de pessoas gerando mais conflito, tudo ficará ainda mais complicado. Por isso já estamos estudando um meio de informar ao eleitor que não será possível com o título antigo. ”, disse o juiz da 2ª zona eleitoral, Carlos Cavalcante.

“Até o dia da eleição vamos usar de todos os meios para orientar às pessoas que não adianta enfrentar filas porque só poderá votar quem fez o cadastro biométrico e tem um título de eleitor novo”, orientou o juiz.

Votação poderá ser lenta

Com o uso da biometria, as eleições de 2012 serão mais seguras, segundo garantiu o magistrado. Mas não serão mais rápidas, pelo menos neste ano, quando o sistema ainda está sendo checado e testado. “Todas as pessoas envolvidas no pleito estão sendo testadas. Mas este ano ainda teremos um pouco de demora no processo. A grande vantagem do nosso sistema de votação é a segurança. A agilidade será outra vantagem mas, mais para o futuro”, disse.

Carlos Cavalcante afirma que é natural que num processo de recadastramento haja redução do contingente populacional. “Os públicos onde registramos maiores reduções foram exatamente os que têm a opção de votar, que são os eleitores com menos de 18 anos e os com mais de 70”.

Pelos dados do TRE, os eleitores com idade entre 16 e 18 anos, os com pouca instrução e os com idade acima de 70 anos serão os mais ausentes nesta eleição.

Até dezembro de 2011, o número de idosos com idade superior a 70 anos que estavam aptos a votar era de 19.408 pessoas. Depois do cadastrastramento biométrico, esse número reduziu para 9.898, uma perda superior a 50%.

O número de eleitores que não sabem ler ou escrever também diminuiu consideravelmente. Antes do recadastramento eleitoral, 30.411 analfabetos estavam inscritos para votar. Para este ano, o número baixou para 19.104.

No geral, a redução foi considerável e o fato de ter de se recadastrar pode, de fato, ter afastado muitos eleitores do pleito deste ano. “As filas foram grandes, mas o sistema de um modo geral foi subutilizado. Muitas pessoas deixaram para ir ao Fórum Eleitoral de última hora, o que revela a falta de compromisso do cidadão com suas obrigações”, lamentou o juiz.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

RIO LARGO EM DESTAQUE

Documentário sobre Rio Largo estreia nos EUA neste sábado

Diretora Gabby Egito, que é ex-professora da Ufal, já ganhou quatro prêmios nos EUA por dois outros filmes em pouco mais de um ano


por Assessoria

O documentário "A Vida É Um Rio Selvagem", de Gabby Egito, sobre a enchente que devastou a cidade de Rio Largo em 2010, estréia nos Estados Unidos às 17 horas deste sábado (18). O filme, cujo título em inglês é "Life Is A Wild River", faz parte da programação oficial do Columbia Gorge International Film Festival, que acontece na cidade de Vancounver, no estado de Washington.

"A receptividade tem sido maravilhosa, as imagens emocionam muito, são de alcance universal", diz a diretora, que é ex-professora da Ufal e mora há dois anos em Los Angeles. "É muito gratificante estabelecer essa conexão com pessoas das mais variadas culturas através do cinema e representar nosso país internacionalmente", conta.

Dois outros filmes da diretora já ganharam prêmios nos EUA. Mês passado, o "Coisado" ("Stuffed"), já premiado e exibido em dezembro no Cine Sesi, venceu mais dois festivais em um intervalo de três dias. E, no ano passado, Gabby foi agraciada por "Sinergia" ("Synergy"). Ambos são histórias ficcionais, foram filmados em Los Angeles e são falados em inglês.

O documentário sobre Rio Largo é o primeiro filme rodado no Brasil que ela exibe nos EUA. "Tenho um carinho todo especial por esse projeto. Estive em Rio Largo por diversas vezes quando morava em Maceió e o relato de amigos sobre a devastação da cidade me comoveu profundamente”, lembra a diretora e jornalista.

Para montar o documentário em Los Angeles, Gabby contactou o cinegrafista Klismair Almeida, da KL Filmes, autor das imagens utilizadas. “Ele adorou a minha proposta e topou na hora fazer uma parceria”, conta a diretora.

Assim nasceu o documentário que Gabby define como uma lição de vida contada em três minutos através de imagens, sem diálogos. “Não é um filme sobre castástrofe, mas sim sobre superação. Ao final, um texto curto revela que cerca de 500 famílias perderam suas casas, mas no mesmo ano foram celebrados 338 casamentos e 1.135 bebês nasceram no município. Ou seja, o ser humano tem um poder extraordinário de dar a volta por cima nas maiores adversidades da vida”, aponta.

"A Vida É Um Rio Selvagem" estreiou em maio deste ano em Brasília, no Festival Internacional de Filmes Curtíssimos, evento originalmente criado na França como vitrine da produção audiovisual mundial de filmes de até 3 minutos, e que atualmente conta com exibições simultâneas em 15 países, dentre os quais Bélgica, China, Espanha, Hungria e Romênia.

Gabby planeja lançar ainda este ano dois outros filmes nos EUA e depois se dedica à busca de patrocínio para um curta-metragem que pretende rodar em 2013 em Alagoas com equipe internacional. Visite o site oficial da diretora e fique por dentro das novidades: Brazilian Girl in LA (www.brgirlinla.com).

terça-feira, 14 de agosto de 2012

RIO LARGO VAI TREMER EM 2012

Prefeita e ex-deputado estão fora da disputa em Rio Largo

Daniel Pontes (PSDB), o advogado Marcos Vieira (DEM) e o prefeito afastado Toninho Lins (PSB) continuam no pleito

A atual prefeita do município de Rio Largo, Fátima Correia (PSD), e o ex-deputado estadual, Gilberto Gonçalves (PRB), candidatos ao cargo de prefeito no município da região metropolitana de Maceió, estão fora do pleito de 2012.

Segundo o site DivulgaCand, do TSE, Fátima Correia teve o registro de candidatura cancelado pelo partido, portanto, está inapta para disputar o cargo eletivo. Já Gilberto Gonçalves teve a candidatura indeferida pela juíza eleitoral da 15ª Zona Eleitoral, Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio.

Para quem não lembra, Gonçalves foi flagrado em gravações da Polícia Federal (PF) cobrando dinheiro de propina no esquema que desviou R$ 280 milhões dos cofres públicos na Assembleia Legislativa (ALE) de Alagoas.

De acordo com correligionários, os dois candidatos ao Executivo rio-larguense devem recorrer das decisões (cada um do seu modo). No páreo, com os registros de candidaturas deferidas pela 15ª Zona Eleitoral, continua – até o momento - o comerciante Daniel Pontes (PSDB), o advogado Marcos Vieira (DEM) e o prefeito afastado e candidato à reeleição, Toninho Lins (PSB).

Rio Largo tem sido uma das cidades alagoanas com disputas eleitorais bem acirradas desde eleições anteriores. Este ano, claro, não seria diferente dos pleitos passados por conta até do número de candidatos (cinco ou três?) e dos últimos acontecimentos políticos.

Tropas Federais

Com o clima eleitoral bastante exacerbado na cidade, a juíza Luciana Cavalcanti de Mello Sampaio solicitou ao TRE o envio de tropas federais para auxiliar na eleição em Rio Largo. O pedido foi recebido nesta segunda-feira (13) no gabinete da Presidência do TRE e será encaminhado para a análise do governo estadual.

No ofício, dirigido ao desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, a magistrada expôs a atual situação política do município que teve o então prefeito (Toninho Lins) e mais nove vereadores presos - acusados de envolvimento em fraudes administrativas - e foram afastados do exercício do mandato eletivo.

sábado, 11 de agosto de 2012

SERÁ QUE RIO LARGO PRECISA? UM LUGAR DE PESSOAS HONESTAS.

Oito cidades alagoanas já pediram tropas federais para as eleições


Desembargador Orlando Manso ressaltou a necessidade de intervenção federal em municípios de AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu na tarde de ontem (7) mais um pedido de envio de tropas federais para atuar nas eleições municipais. Desta vez, a solicitação foi feita pelo juiz da 29ª Zona Eleitoral, Lucas Lopes Dórea Ferreira, para as cidades de Batalha, Belo Monte e Jacaré dos Homens.

Com o novo pedido, já são oito as cidades do interior de Alagoas que devem contar com a intervenção de tropas federais na segurança das eleições deste ano.

Segundo o juiz, há um clima de instabilidade política na região e, na eleição anterior, alguns episódios marcaram o pleito eleitoral, como a prisão de mais de 60 pessoas fazendo boca de urna e a aglomeração de mais de mil cidadãos em uma praça pública. Foi necessária a intervenção do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (Bope - PM/AL).

O documento foi enviado imediatamente ao governo do Estado de Alagoas, que se manifestará, no prazo de dez dias, sobre a segurança do pleito eleitoral nas localidades. Só após o julgamento no TRE/AL, o pedido será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidirá sobre o envio ou não das tropas federais.

Na semana passada, a pedido de juízes eleitorais, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Alagoas recebeu a solicitação de reforço nos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, da 33ª Zona Eleitoral, Boca da Mata, da 48ª Zona Eleitoral, Minador do Negrão, da 46ª Zona Eleitoral, e Jundiá, correspondente a 14ª Zona Eleitoral.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

COM A GREVE DA PF POLITICOS VÃO DEITAR E ROLAR

Greve dos policiais federais não prejudicará período eleitoral

Preocupado com as atividades inerentes ao processo eleitoral, desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, encaminhou ofício ao superintendente da Polícia Federal em Alagoas

Assessoria 07/08/2012 18:45

Foto: Divulgação

Polícia Federal

Polícia Federal

Preocupado com as atividades inerentes ao processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Orlando Monteiro Cavalcanti Manso, encaminhou, nesta terça-feira (07), ofício ao superintendente da Polícia Federal em Alagoas, delegado Omar Gabriel Haj Mussi, solicitando informações sobre o estado de greve dos policiais federais.

No documento, o desembargador-presidente ainda solicita do chefe da Polícia Federal no Estado informações sobre a manutenção dos serviços da unidade, que atua como polícia judiciária eleitoral, para que não haja nenhum prejuízo às ações repressivas às transgressões da legislação eleitoral..

Em resposta, o superintendente da PF encaminhou ofício à Presidência do TRE/AL, onde afirma que “estão mantidos os serviços essenciais, em especial o plantão e o sobre aviso, bem como serão devidamente cumpridas as ordens judiciais, não se vislumbrando, a princípio, prejuízos para a atividade de polícia judiciária eleitoral”.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos aprendem sobre compra e venda de votos com projeto do Ministério Público Federal


A abertura foi realizada nesta segunda e mostrou que crianças e adolescentes podem se tornar eleitores mais críticos.

Servidores do MPF encenaram situações cotidianas para estimular a reflexão dos alunos sobre os prejuízos de trocar o voto por favores pessoais



Cerca de 120 alunos do Colégio Monteiro Lobato, em Brasília, pararam as aulas, nesta segunda-feira (9), para ouvir e falar sobre corrupção eleitoral, compra e venda de votos. O assunto sério não incomodou: rostos atentos e curiosos do início logo se traduziram em palavras e muita participação. Com idades entre 8 e 14 anos, eles se mostraram interessados em aprender cada vez mais e podem traduzir futuros eleitores mais críticos, como era a intenção do Minitério Público Federal (MPF) ao criar o projeto voltado para crianças e adolescentes.

A ação educativa faz parte da campanha eleitoral pelo voto consciente lançada para esclarecer à população que comprar e vender voto é crime. Um material foi desenvolvido especialmente para o público infanto-juvenil. Na dinâmica conduzida por servidoras da Procuradoria Geral da República, eles conhecem o trabalho do MPF e a atuação específica envolvendo as eleições. “Só os maiores de 16 anos votam, mas podemos ir conversando para, quando chegar a vez de vocês, já saberem como fazer”, disse Ana Karine Bittencourt.

Ela explicou que a intenção é também ajudar os pais na hora de escolher o melhor candidato nas urnas. Com apenas 10 anos, Gabriela Ferreira já mostrou familiaridade com o assunto, levantando a mão para responder a pergunta sobre o que é o voto. “É a chance de você se manifestar”, garantiu. Outras crianças lembraram episódios envolvendo política como o da saída de José Roberto Arruda do governo do Distrito Federal e do dinheiro escondido na meia.

A apresentação mostrou os dois vídeos que estão sendo veiculados pela campanha eleitoral. Depois, todos discutiram o significado de cada um deles no sentido de que, quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica milhões de brasileiros, inclusive sua família. Dentro da dinâmica, houve a representação de cidadãos que recebem propostas para votar em troca de um emprego melhor, de uniforme e material escolar e até mesmo de um lugar para atendimento mais rápido em hospital público.

Surgiram perguntas como “o cidadão pode denunciar se o político fizer uma proposta dessas?”, dando oportunidade para explicar como as pessoas podem fazer denúncias ao Ministério Público, que depois serão analisadas pela Justiça Eleitoral e podem levar à condenação dos responsáveis. Lucas Espíndola, de 10 anos, também quis saber se é crime votar na pessoa que comprou o voto e depois denunciar. Ao final, ele mostrou o que aprendeu: “Aí os dois são punidos”.

Formação para a cidadania

De acordo com a coordenadora pedagógica do colégio, Adriana Perez, o projeto do MPF fortaleceu um trabalho de desenvolvimento de ética e cidadania que a escola já vem fazendo. “Nós acreditamos que os bons eleitores são esses que estão aprendendo a refletir, a pensar, a assistir horário eleitoral, a conhecer o candidato; esses são os eleitores do futuro, que vão mudar o País”, declarou. Ela disse também que de cada turma vai sair um projeto sobre corrupção propondo soluções para ser apresentado ao Ministério Público.

Ao final, as servidoras do MPF explicaram que a ideia é que os alunos continuem o debate em sala de aula, com o material pedagógico entregue aos professores. Eles também foram convidados a procurar mais informações aqui no site da Turminha do MPF. A visita teve ainda a participação de um representante do Tribunal Regional Eleitoral do DF, que mostrou como funcionam as urnas eletrônicas, nas quais os alunos puderam votar em uma simulação.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

POLICIA MILITAR DE PARABENS PELO DESEMPENHO EM REVISTAR OS HOMENS DE BEM DE RIO LARGO


CANDIDATO A VEREADOR EM RIO LARGO PASSA VEXAME EM HOSPITAL

O candidato a Vereador por Rio Largo ADERVAL SILVA, na noite de ontem passou um vexame de causar espanto nas testemunhas que presenciaram a cena. O mesmo estava no estacionamento do Hospital Ib Gato Falcão, às 19:40h. Ele havia levado uma senhora no hospital, pois a mesma necessitava de cuidados médicos, ao deixá-la na recepção do hospital dirigiu-se ao estacionamento, junto com dois rapazes e uma criança. Como o candidato a vereador havia feito muitas caminhadas, visitas e reuniões na cidade, estava no banco dianteiro do carro “descansando”, quando foi abordado por policiais militares fortemente armados, alegando que havia denuncia de que haviam 04 homens armados dentro do carro.

Foram minutos de terror, nunca foi visto tantos policiais fazendo revista como naquele momento. Vasculharam o carro e só encontraram: 145 adesivos, 500 santinhos e 1.400 panfletos.

Isso é um verdadeiro absurdo, enquanto alguém denuncia de forma maliciosa uma ocorrência, a policia alem de gastar seu combustível, e fazer as pessoas passarem por vexame, existem bandidos causando problemas a sociedade alagoana, principalmente no município. Falou indignado o Candidato a Vereador Aderval Silva.

Testemunhas afirmaram que aquele momento parecia caça a terroristas, nunca se viu tantas armas como naquele momento da operação. Parecia um arsenal de armas e policiais tentando prender uma quadrilha de traficantes ou terroristas.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

CAÇA AOS COMPRADORES DE VOTOS

Polícia Civil e Militar farão ações conjuntas em Rio Largo e Pilar

Intenção é estender as ações do programa Brasill Mais Seguro, para os dois municípios, com apoio da operação Asfixia e do Bope

Assessoria 02/08/2012 19:00

Foto: Flávia Amaral - Arquivo

Polícia Civil e Militar vão atuar em conjunto

Polícia Civil e Militar vão atuar em conjunto

O delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, esteve reunido com o diretor de Polícia Judiciária Metropolitana, delegado Carlos Alberto Reis e com o comandante do policiamento da capital, Gilmar Batinga, nesta quinta-feira (2), para discutir sobre ações conjuntas, que serão realizadas em Rio Largo e Pilar.

Para compor a coordenação das futuras operações integradas, a reunião contou também com a participação do delegado de Rio Largo, Dalmo Lima e do delegado de Pilar, Josias de Lima e, também, com os comandantes das áreas, Major Valfredo e capitão Braga.

A intenção é estender as ações do programa Brasill Mais Seguro – Alagoas, para os dois municípios, com apoio da operação Asfixia da Polícia Civil e do Bope da PM.

De acordo com Paulo Cerqueira, unir forças e realizar operações ostensivas serve também para aumentar o efetivo e viaturas das duas corporações. “O trabalho entrosado dos militares e civis é necessário para reduzir o número de homicídios na região. Com as operações, conseguiremos mobilizar mais policiais e aumentar o número de viaturas e policiais, sem precisar relocar de outros municípios”, ressaltou.

Durante a reunião, Batinga apresentou um resumo de homicídios na área do CPC, com o levantamento estatístico das ocorrências, tipo de crime e horários de maior incidência. “Nosso enfoque é discutir estratégias para a redução do número de homicídios”, esclareceu.

Como resultado do encontro, serão realizadas, em breve, trabalhos integrados com as equipes locais das polícias Civil e Militar, como outras ações com a finalidade de tirar de circulação armas e drogas e prender os criminosos.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

CHEGA DE TANTA VIOLENCIA NO PAIS

Projeto regulamenta aquisição e circulação de armas de fogo no País

23 de Julho de 2012 • 14h41 | atualizado às 14h46

aA

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3722/12, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que regulamenta a aquisição e circulação de armas de fogo e munições no País. A proposta revoga o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03), que restringe a comercialização de armas e proíbe o porte, com exceções, e pretende instituir o “Estatuto da Regulamentação das Armas de Fogo”.

“Hoje a regra é praticamente a proibição da posse e do porte de armas; pelo meu projeto de lei, a regra passa ser a permissão”, explica o autor. “O cidadão de bem tem o direito de ter sua arma para se defender mediante critérios técnicos bem definidos, por exemplo, o exame psicotécnico”, argumenta.

Pela proposta, para comprar uma arma de fogo, o interessado deverá ter no mínimo 21 anos e deverá apresentar documento de identidade, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), comprovantes de residência e de ocupação lícita. Ele não poderá possuir antecedentes criminais ou estar sendo investigado em inquérito policial por crime doloso contra a vida ou mediante qualquer forma de violência. Ele deverá ainda ter feito curso básico de manuseio de arma e iniciação ao tiro. Além disso, deverá estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovado por atestado expedido por profissional habilitado.

Rogério Mendonça afirma que o projeto atende ao referendo de 2005, quando 60 milhões de eleitores, ou seja, mais de 60% deles, rejeitaram a ideia de se extinguir o comércio de armas e munições no Brasil. Segundo ele, com o Estatuto do Desarmamento, houve redução drástica no número de estabelecimentos no País que vendem armas – de cerca de 2.400 existentes em 2000 passou-se para cerca de 200 –, mas isso não contribuiu para a redução da criminalidade. “Em 20 dos 27 estados da Federação houve aumento da criminalidade”, aponta.

O Ministério da Justiça informa, porém, que após a primeira Campanha de Desarmamento, em 2004, o número de mortes por armas de fogo caiu 11%. O governo é contrário à proposta.

Controle

O projeto mantém a atual competência do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), gerido pela Polícia Federal, para cadastro e controle das armas de fogo fabricadas e postas em circulação no Brasil. Porém, estabelece que as políciais civis estaduais e do Distrito Federal atuarão como órgãos de representação do Sinarm e também terão competência para registrar e autorizar porte de arma de fogo.

O Certificado de Registro de Arma de Fogo, emitido mediante pagamento de taxas, terá validade permanente e em todo o território nacional e garantirá ao proprietário o direito de manter a arma na sua residência, propriedade rural, no seu local de trabalho ou ainda em veículos ou embarcação pertencente ao proprietário.

Para o porte da arma – ou seja, seu deslocamento fora desses locais –, o proprietário terá que obter a Licença de Porte de Arma, que poderá ter validade no estado ou em todo o território nacional. No primeiro caso, será emitida pela polícia estadual; no segundo, pela Polícia Federal. As armas não poderão ser portadas ostensivamente e nem em escolas, clubes noturnos ou em locais onde haja aglomerações.

Segundo o texto, os governos estaduais deverão estabelecer medidas de segurança pública para controle do tráfego de armas de fogo em transportes coletivos, por via rodoviária, ferroviária ou hidroviária. Já os procedimentos para o porte de armas em aeronaves serão estabelecidos pelo Comando da Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Colecionadores e atiradores

A proposta isenta da obrigação de registro as armas consideradas obsoletas – ou seja, fabricadas há mais de cem anos, cuja munição não seja mais de produção industrial nacional. O registro de arma de fogo de colecionador, assim como de atirador e caçador, será feito pelo Comando do Exército, que também fiscalizará essas atividades.

O certificado de registro de colecionador, atirador e caçador será renovado a cada cinco anos. O atual Estatuto do Desarmamento não trata dessas atividades.

Os colecionadores e praticantes de tiro desportivo não terão limite no número de armas que poderão manter. Já as outras pessoas poderão ter, no máximo: três armas curtas de porte; três armas longas de alma raiada; e três longas de alma lisa.

O projeto também estabelece a quantidade mensal de munição que o dono da arma poderá adquirir que chega a 50 cartuchos para cada arma registrada. Esses limites também não valem para colecionadores e atiradores.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PENA DE MORTE PARA CRIMINOSOS??? OU IMPUNIDADE??

Amarrada e amordaçada, garota de 12 anos é vítima de estupro

Acusado está detido na Central de Polícia Civil, na cidade de Arapiraca

Davi Salsa 31/07/2012 06:41

A menor J.d.S.L.12 havia saído na escola, na cidade de Olho d'Água Grande, a 160 km de Maceió, e, para se proteger da chuva, ficou debaixo da marquise de uma residência, na Rua Doutor Euclides Bóia.

Ao ver a garota, José Vanderlei dos Santos, 23, teria chamado a menor para entrar em sua casa. De acordo com o depoimento da menina, o acusado amordaçou a garota e depois amarrou a jovem para, em seguida, praticar o estupro.

Preocupada com a demora da filha, a mãe da garota saiu à procura e foi até a casa do acusado. José Vanderlei dos Santos disse que a menina não estava em sua residência.

Desconfiada, a mulher acionou a polícia, que entrou na casa e encontrou a garotinha ainda amarrada.

No fim da tarde desta segunda-feira, J.d S.L. foi solta e levada para receber atendimento especializado, inclusive com o apoio do Conselho Tutelar. José Vanderlei dos Santos foi detido e levado até a Central de Polícia, onde prestou depoimento juntamente com a mãe da garota, e aguarda uma decisão da Justiça.